top of page

Psi.

Joel Reis

Buscar
Foto do escritorPsi Joel Reis

Anedonia |Como recuperar o animo |7 dicas para vencer o abatimento emocional


Anedonia |Como recuperar o ânimo |7 dicas para vencer o abatimento emocional

Anedonia |Como recuperar o animo |7 dicas para vencer o abatimento emocional


De acordo com especialistas em psicopatologia a anedonia é um sintoma marcante da depressão —inclusive, trata-se de um dos critérios principais para o diagnóstico da doença.


Porém, não só as pessoas depressivas deixam de sentir prazer em atividades ou interesses que antes eram considerados agradáveis. A condição também pode estar relacionada a outros problemas psiquiátricos e neurológicos, como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química, Parkinson, estresse pós-traumático, staff, burnout, distúrbios alimentares e demência, entre outros.


Seja quais forem as circunstâncias, porém, a perda da satisfação em certos aspectos da vida —como os relacionamentos pessoais, Seja quais forem as circunstâncias, porém, a perda da satisfação em certos aspectos da vida —como os relacionamentos pessoais, por exemplo — merece atenção e exige cuidados, sob o risco de agravamento do quadro e risco de suicídio.


O principal sinal é a perda significativa ou incapacidade de sentir prazer em atividades das quais gostava anteriormente —sair com os amigos, ir ao cinema, passear na praia, ler um livro, fazer compras, etc.


A pessoa parece estar emocionalmente "vazia", sem sentir nada nem sofrer alterações de humor independentemente do que aconteça ao seu redor.

Anedonia |Como recuperar o animo

A sensação é de desconexão com o mundo. É válido ressaltar que a anedonia raramente surge como um sintoma isolado. Normalmente, ela é acompanhada de desânimo, cansaço, fadiga, apatia, diminuição de energia e dificuldade de concentração.


Segundo psiquiatras e neurologistas, a anedonia é uma questão neurobiológica e que está associada ao chamado circuito de recompensa do cérebro, principalmente na região do núcleo accumbens.


Seu surgimento também costuma estar ligado ao aumento da atividade na região frontal do córtex pré-frontal, que, entre outras funções, controla a inibição das respostas emocionais. E, ainda, à diminuição dos níveis de dopamina, importante neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar e prazer.


Outros neurotransmissores envolvidos são a serotonina, a acetilcolina, a colecistoquinina e o glutamato. O sistema neuronal de recompensa associa situações vivenciadas como positivas com a sensação de prazer e impulsiona o indivíduo a repeti-las.

Anedonia |Como recuperar o animo

Como recuperar o ânimo para viver?

A perda do ânimo para viver pode estar relacionada a situações que causaram um grande impacto ou uma profunda tristeza, como:

  • a morte de um ente querido,

  • separação conjugal,

  • traição,

  • aborto,

  • perda de emprego,

  • separação dos filhos,

  • descobertas de doenças.

Ela também pode ser sinal de transtornos mentais e o principal deles é a depressão.


Recuperar o vigor perdido não é algo que acontece de um momento para outro, porque exige o reconhecimento, o desejo de melhorar e a determinação em botar em prática mudanças na sua vida.


O caminho para proceder a essas mudanças envolve:


1ª dica de como recuperar o ânimo:

Faça coisas que gerem bem-estar em você

Com certeza, existem atividades que você adora, mas que por algum motivo deixou de lado. Elas são essenciais na recuperação do ânimo para viver.


Não importa o tipo de problema que você esteja enfrentando, e que lhe tirou a motivação: volte a inserir essas práticas prazerosas na sua rotina.


Ao fazer algo que você gosta muito o seu corpo produz mais serotonina (o hormônio ligado ao prazer), e como compensação você terá a sensação de bem-estar.


Por isso, cante, dance, ouça música, saia com amigos, vá à praia, ao cinema, visite seus familiares, viaje, enfim, procure fazer mais aquilo que deixa você bem.


2ª dica de como recuperar o ânimo:

Mantenha a vida social ativa

Quando perdemos o ânimo para viver, desejamos nos isolar de tudo e de todos.


Mas, precisamos fazer o processo inverso. Para a boa saúde mental, é fundamental a relação com outras pessoas.


Claro que os problemas não desaparecerão da nossa vida, mas os abraços, conversas e risadas com amigos e familiares são essenciais para nos levantar o astral.


A influência do ambiente social em nosso humor e motivação é um fato.

Então, desenvolva boas amizades e relações saudáveis. Isso fará um bem enorme a você.


3ª dica de como recuperar o ânimo:

Pratique atividade física regularmente

Você até pode achar absurdo, mas fazer regularmente exercícios físicos também ajuda a dar mais motivação na sua vida.


Mente, sentimentos e organismo estão intimamente ligados.

Enquanto o corpo está em movimento, ele produz mais endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar físico e mental.


Um estudo publicado na revista The Lancet Psychiatry comprova que os exercícios também contribuem para aliviar os sintomas de fadiga e da falta de motivação, principalmente em pessoas com transtorno depressivo.


4ª dica de como recuperar o ânimo:

Ocupe sua mente com coisas boas

Procure não ficar sem fazer nada, por mais que isso seja tentador.


Busque atividades que ajudem você a manter pensamentos positivos. Para isso, ocupe sua mente:

  • ouvindo música,

  • assistindo a um filme,

  • lendo um livro,

  • buscando um amigo para conversar,

  • cuidando do jardim,

  • planejando novos projetos para sua vida,

  • praticando um hobby,

  • se concentrando no trabalho.

Só não vale ocupar a mente nas redes sociais. A internet em excesso (principalmente as redes sociais) causa desânimo, baixa autoestima e muitas vezes depressão.

Leia um artigo sobre redes sociais e saúde mental.


5ª dica de como recuperar o ânimo:

Busque ajuda psicológica profissional

É importante você saber que é natural, após um trauma, perda ou mudança repentina sentirmos dificuldades para voltar à normalidade.


No entanto, quando a tristeza, o medo, a ansiedade ou qualquer outro sentimento negativo se estendem e nos tiram o ânimo para viver, é preciso buscar ajuda profissional.


Em especial, o psicólogo pode auxiliar você a identificar e enfrentar essas questões internas que não foram absorvidas e que estão refletindo no seu comportamento.


6ª dica de como recuperar o ânimo:

Encontre um propósito para sua vida

Não é raro vermos pessoas desmotivadas simplesmente porque não encontraram uma vocação ou um propósito pelo qual viver.


Me refiro a algo que você acredita do fundo do seu coração, e que motiva você a lutar por isso.


Esse algo pode ser o seu amor por seus filhos, uma espiritualidade, uma causa social, ou uma carreira com a qual você se identifica.


A criação de um projeto de vida que valha a pena pode dar a você um sentido pelo qual viver, o que irá lhe encher de ânimo.


7ª dica de como recuperar o ânimo:

Se certifique de que não está com depressão

Como apontamos, a falta de ânimo para viver pode estar relacionada a um quadro depressivo.


Por isso, convidamos você a conhecer os sintomas da depressão, enfatizando que, caso você se enquadre em 3 ou mais deles, deve procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.


Tenha esperança de que esse estado de ânimo abatido vai passar utilizando uma ou mais dicas acima.


Você não está só.

Todo ser humano passa por momentos de desânimo.

Ao ter esperança (e um pouco de fé) em você, em Deus e na vida, perceberá que a falta de ânimo pode ser uma maneira de você se conhecer e encontrar seu papel no mundo.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page